WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA
Wattpad; Tecnologias digitais; Formação de professores
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão gradativamente presentes no dia-a-dia das pessoas, com o advento da internet, atividades relacionadas ao campo do trabalho, ao campo pessoal e inter-pessoal estão sendo realizadas com auxílio de ferramentas tecnológicas. Há uma diversidade de recursos tecnológicos que contribuem para relização de tarefas para o trabalho. Entre eles estão: envio de mensagens e interação, usando E-mail, Whatssap, Facebook, Instagram entre outras redes sociais virtuais, acessos aos aplicativos para realizar uma transferência bancária, uma compra, uma tarefa do trabalho. Além disso, usar plataformas de estudo para formação continuada e assim por diante. No campo pessoal e interpessoal pode-se utilizar das mesmas ferramentas digitais para compartilhamentos de informações, conhecimentos, interação em redes virtuais, contudo com objetivos diferentes. Faz-se necessária, neste contexto, a implementação de políticas públicas que visem a formação do professor em processo para construir habilidade leitora, criativa, crítica, autônoma, protagonista diante das tecnologias digitais. Nesta perspectiva, tendo como ponto de partida a formação no Mestrado Profissional, este trabalho justifica-se como proposta norteadora para contribuir com a formação docente. Sabendo-se que o uso das tecnologias digitais está presente em práticas sociais vivenciadas por alunos e professores como usar as tecnologias digitais no ambiente escolar como prática de leitura e escrita ? A contar desse questionamento delimitamos o problema que norteia o presente trabalho : Quais as potencialidades do Wattpad para o trabalho com a formação de leitores e escritores no ensino médio? Esta pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender as potencialidades do Wattpad como recurso para o trabalho com as práticas de leitura e escrita no ensino médio. Para apreender esse objetivo geral, estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: (i) discutir sobre a relevância das tecnologias digitais, como recursos para o ensino- aprendizagem; (ii) refletir sobre o processo de formação docente; (iii) discutir sobre leitura e escrita mediadas pela tecnologia; (iv) produzir uma caderno pedagógico sobre as funcionalidades do Wattpad para os possíveis usos de prática de leitura e escrita no processo de formação continuada do professor do ensino medio. A metodologia empregada está pautada em uma abordagem qualitativa.