Protocolos de leitura: uma proposta para o trabalho com videoanimação
Palavras chave: Estratégias de leitura. Protocolos de leitura. Textos Multissemióticos. Videoanimação.
Resumo: Na contemporaneidade, ler se torna uma ação cada vez mais complexa, que exige do leitor não só conhecimentos acerca da modalidade verbal, como também dos efeitos de sentidos suscitados pelo uso dos diferentes recursos semióticos (imagens, cores, iluminação, sons etc.) e de suas combinações. Para contribuir com o processo de formação de professores para o trabalho com os textos multissemióticos em sala de aula, esta pesquisa se norteia pela seguinte questão norteadora: Quais são as contribuições dos protocolos de leitura para o encaminhamento de práticas educativas que efetivamente favoreçam a formação de leitores responsivos ativos? Parte-se do pressuposto de que a leitura é um fenômeno interativo de se (re)construir, negociar e questionar sentidos possíveis aos textos e discursos a partir de uma postura responsiva ativa-crítica/do questionamento (ROJO, 2004; GOMES, 2017). Nessa direção, esta dissertação tem por objetivo geral analisar as potencialidades da estratégia metodológica dos protocolos de leitura para a exploração do gênero videoanimação em sala de aula. Metodologicamente, esta pesquisa se organiza a partir de uma pesquisa bibliográfica, constituída por uma discussão que contempla pressupostos/conceitos teóricos acerca de questões basilares para a fundamentação da reflexão proposta, entre os quais se destacam: concepções, estratégias e protocolos de leitura. Para além da discussão acerca de teorias e de metodologias de ensino da leitura, esta pesquisa apresenta uma proposta didática, que contempla atividades relacionadas aos protocolos de leitura voltadas para formação de professores. Para tal, foi selecionada a videoanimação “Lost and Found” (Perdidos e Achados), de Andrew Goldsmith e Bradley Slabe (2018), em função dos modos de organização e da temática explorada na produção em questão. Os resultados da pesquisa mostram a importância das estratégias de leitura, de modo especial, dos protocolos de leitura na formação de leitores proficientes, críticos e capazes de se posicionarem socialmente. (em construção)