WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA
Wattpad; Tecnologias digitais; Formação de professores
O presente trabalho apresenta como tema práticas de leitura e escrita mediadas por tecnologias digitais. As tecnologias digitais estão presentes em diferentes práticas sociais e por intermédio delas, os sujeitos realizam tarefas diárias tanto no âmbito pessoal quanto social. Interagem em redes sociais virtuais, escrevem, enviam mensagens, comunicam-se de forma síncrona ou assíncrona; lêem notícias, livros, editam vídeos, tiram fotos, publicam; acessam aplicativos para fins de entretenimento, pagamentos, compras etc, enfim, tornando-se uma sociedade em rede (LÉVY, 1993; 1998;1999). Diante desse contexto, este trabalho analisa o aplicativo Wattpad, como recurso pedagógico para o trabalho em sala de aula, considerando-se que as práticas de leitura e escrita na contemporaneidade estão alinhadas às diferentes tecnologias, e possibilitam que docentes e estudantes, em conexão, possam interagir, integrados ao mundo digital. Além disso, as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais possibilitam que os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem ampliem o letramento digital. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as potencialidades do Wattpad como recurso para o trabalho com as práticas de leitura e escrita no ensino médio. Para conseguir o objetivo apresentado, este estudo propõe (i) analisar os aspectos linguísticos, pedagógicos e tecnológicos que compõem o Wattpad ; (ii) compreender a relevância das tecnologias digitais, como recursos para o ensino-aprendizagem; (iii) discutir sobre leitura e escrita mediadas pela tecnologia. A pesquisa está baseada em pensadores como: Rojo; Moura (2012); Vieira (2012; 2013); Reis; Gomes (2014); Reis (2017); Costa; Coelho; Tavares (2020); Chartier (1994); Soares (2002); Silva; De Faria; Almeida (2018); Ribeiro (2021); Coscarelli; Novais (2010); Almeida; Cerigatto (2016), Brasil (2018) entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos em português, sobre os possíveis usos das tecnologias digitais, em especial, o Wattpad, como estratégias pedagógicas com o ensino da leitura e escrita. E ainda, de natureza exploratória, procurou-se analisar o aplicativo Wattpad quanto aos aspectos linguísticos, pedagógicos e tecnológicos (REIS; GOMES, 2014; REIS, 2017). A pesquisa evidenciou que o Wattpad oferece recursos multimodais para desenvolver processo de ensino-aprendizagem no que se refere à leitura e à escrita em contexto digital. Contudo, é pertinente que o docente conheça os recursos, em potencial, disponíveis na plataforma, considerando critérios de avaliação que abranjam as dimensões linguísticas, pedagógicas e tecnológicas.