BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE: MÚLTIPLOS OLHARES PARA A MEDIAÇÃO LITERÁRIA E PARA OS ESPAÇOS DE LEITURA
Bibliotecas públicas infantis. Mediação da leitura literária. Espaços de leitura.
Ao considerarmos a biblioteca como um espaço de materialização da memória e do patrimônio material e imaterial de um povo, faz-se fundamental compreendermos acerca da historicidade desses espaços de leitura, bem como suas contribuições para a preservação da cultura das comunidades. Desse modo, a pesquisa prioriza os espaços de leitura direcionados à criança, como as bibliotecas infantis públicas. Cabe reiterar que o olhar atento da biblioteca infantil para a primeira infância é indubitável para despertar o gosto pela leitura dos pequenos leitores e o processo de letramento, posto que, a mediação da leitura literária é essencial para a formação de leitores. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as ações de mediação da leitura literária promovidas pela Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, sendo esta referência e precursora na área no Estado de Minas Gerais para os pequenos leitores, bem como os descrever sua historicidade, os espaços e acervos da referida biblioteca. Para isso, a pesquisa assumiu como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório por meio de uma pesquisa de campo nos contextos da referida biblioteca, em que os dados foram coletados por intermédio de anotações em diário de campo e observações das ações de mediação da leitura literária. Para tal, o processo de análise dos dados ocorreu por intermédio da ação interpretativista proposto por Moita Lopes (1998). Em suma, esse estudo se pautou em investigar e descrever as ações significativas de mediação da leitura literária de modo a fomentar a formação dos pequenos leitores em ambiências de bibliotecas públicas infantis.