O Uso de Sequências Didáticas no Ensino de História sob as Lentes da Micro-História
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História. Literatura. Formação de Professores.
O presente trabalho busca utilizar a micro-história como forma de integrar a produção acadêmica de história e os saberes mobilizados no ensino da disciplina de história. A evolução da historiografia não foi acompanhada por uma evolução no ensino da história, o ensino continua refém de concepções antigas e formas anacrônicas de apresentação do conteúdo. Para a construção da sequência uma obra literária, previamente selecionada, será utilizada como fio condutor do produto. Nessa pesquisa-ação de caráter exploratório, que também envolve características de pesquisa-formação, professores da rede pública de ensino serão convidados a participar de uma formação que terá como produto uma sequência didática. Posteriormente ela será aplicada nas aulas e os resultados, da aplicação e da entrevista final, serão analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). O trabalho será desenvolvido ao longo de 6 meses entre a escolha dos professores e a entrevista final. Espera-se que a sequência didática, planejada de forma colaborativa com os participantes a partir da micro-história, seja uma forma eficiente de comunicação da historiografia atual com a realidade da sala de aula.