FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO DOCENTE:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Fazer pedagógico; Recursos digitais; Políticas públicas; Educação Básica; Formação docente.
Este estudo versa sobre a formação de professores para a utilização de tecnologias digitais no trabalho docente, um interesse emergido da experiência como professora durante a pandemia de COVID-19. Esse período destacou a importância das tecnologias digitais na educação, exigindo adaptações importantes por parte dos docentes. O objetivo central da pesquisa foi investigar, na percepção de professores, como devem ser pensadas as políticas públicas para a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais no ensino em um município mineiro. Especificamente, buscou-se descrever as ações de formação continuada implementadas durante a pandemia e a partir das políticas públicas de inserção de tecnologias digitais implementadas pelo município pesquisado, investigar os reflexos dessa formação na perspectiva docente. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, iniciando com um estudo teórico sobre a formação continuada de professores no Brasil. Incluiu uma pesquisa documental das políticas de formação continuada no município estudado e uma revisão bibliográfica de estudos recentes sobre o tema. Associado a isso, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aos professores da educação infantil e ensino fundamental I, visando recolher suas percepções sobre a formação continuada vivenciada e a desejada. Os resultados revelam a importância da formação continuada no aprimoramento das práticas pedagógicas com tecnologias digitais. As percepções dos docentes orientaram a proposta de uma oficina específica para o uso de tecnologias digitais, visando suprir as lacunas identificadas e melhorar a qualidade do ensino. O estudo é significativo por contribuir para o entendimento e a melhoria da formação continuada de professores no uso de tecnologias digitais oferecendo informações importantes para uma prática pedagógica mais inovadora, alinhada às demandas do século XXI.