PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO INSTRUCIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Animação. Planejamento do Ensino. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Formação Docente. TPACK.
É notório que, durante o período de pandemia do Coronavírus, quando foi implementado o Regime Emergencial de Estudos Não Presenciais, o uso das tecnologias digitais entre estudantes e professores cresceu consideravelmente. Na busca de material digital para seguir com as aulas remotas, percebeu-se uma escassa disponibilidade de animações específicas para o ensino de conteúdos de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental (EFII). Apesar de haver diversos estudos que abordam o uso de animações no processo ensino-aprendizagem, como Ferreira e Almeida (2018); Silva (2020) e Silva, Lima e Ferreira (2020), notou-se uma lacuna a respeito daqueles que tratam do processo de construção de animação instrucional, considerando especificamente o conteúdo de Língua Portuguesa. Sendo assim, por entender que este recurso tem grande valia como apoio ao professor em sua prática diária, a presente pesquisa visa contribuir para a formação docente, guiando-o na construção de materiais didáticos digitais adequados ao seu plano de ensino, de maneira que haja uma utilização proveitosa das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). O trabalho tem como objetivos: analisar animações instrucionais à luz da teoria da carga cognitiva (TCC) (Sweller, 2003) e da teoria da aprendizagem multimídia (TAM) (Mayer, 2005), apontar alguns aspectos sobre a necessidade de formação docente continuada para atender às demandas da inserção da tecnologia digital na educação e, ao final, apresentar a proposta de um tutorial para a produção de animação instrucional de Língua Portuguesa para o E.F.II. Para alcançar tais objetivos, esta pesquisa assume uma natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo e exploratório, além de apresentar como metodologia a metapesquisa a partir da qual as autoras construíram a fundamentação teórica do presente estudo. Para a análise, foram utilizadas capturas de tela dos três vídeos mais visualisados produzidos pela autora. Observou-se que foram aplicadas as diretrizes da TCC e da TAM, mas que alguns aspectos precisam ser revistos na produção desses vídeos. Concluiu-se que a TCC e a TAM trazem orientações que devem ser seguidas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem e que o uso de animações pode auxiliar na obtenção de sucesso nesse processo.