GESTÃO INTEGRADA DA EDUCAÇÃO AVANÇADA (GIDE): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Escola-Instituição. Administração da Educação. Avaliação Educacional. GIDE.
Considerando que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca associar investigações ao contexto de trabalho dos mestrandos, este trabalho se propõe a analisar o desenvolvimento da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), aplicada em escolas públicas do estado de Minas Gerais. Trata-se de estudo de caso quanti-qualitativo, sustentado no aporte teórico da Teoria Fundamentada em Dados (TFD), e que conta com uma etapa de análise dos resultados observados nas avaliações da GIDE nos anos de 2022 e 2023. A pesquisa utiliza os resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) obtidos pelas escolas nos anos de 2017 a 2023 e uma síntese das percepções das/os gestores e especialistas responsáveis pelas escolas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal identificar os desafios e possíveis ganhos educacionais relacionados à adoção da GIDE, pelas perspectivas das escolas participantes. A obtenção de dados dos resultados do SIMAVE se deu, preliminarmente, no site público mantido pelo sistema, e a extração/acesso ao Banco de dados da GIDE será requisitada em agosto/2024. As percepções de gestores e especialistas serão obtidas por meio de entrevista não estruturada (aberta), a se realizar depois do processo de qualificação. Os métodos de análise de dados serão a estatística inferencial para os quantitativos e a codificação e classificação propostos pela TFD no caso dos qualitativos. Como produto educacional, será desenvolvido um painel online que ofereça análises dinâmicas dos resultados da GIDE, a fim de apoiar a gestão das escolas, os docentes e as famílias nas atividades de acompanhamento dos indicadores que forem apontados como relevantes.