Pós-pandemia, Juventudes e Ensino Médio: um estudo no campo da Educação Física
Juventude. Pandemia. Ensino Médio. Docência.
O conceito de impactos pandêmicos tem sido amplamente discutido nas ciências humanas e sociais. Em tempos assim, não faz mais sentido falarmos em algo concreto, mas em momentos sócio-históricos, podendo essas perdas educacionais ser interpretadas e sentidas de diferentes maneiras. O docente do ensino médio, principalmente na área da educação Física, está inserido nesse contexto, pois esta fase de ensino está mais suscetível às desigualdades, devido aos modelos de ensino médio e as recentes alterações de leis que englobam este contexto, optou-se por analisar o embotamento da linguagem corporal como forma de compreender, habitar e estar no mundo com o quadro pandêmico. Desse modo torna-se importante compreendermos a visão docente quando se constata que o campo educacional foi precarizado devido à ausência das juventudes nas escolas, visto também que o modelo adotado, o ensino remoto implica e realça a iniquidade educacional. Sob o quadro teórico dos Estudos Culturais em que a vivência assume a centralidade nas análises das constituições sociais, compreendemos que a coexistência de diversos relatos para a análise na educação básica é parte necessária para refletir a questão levantada e possíveis rotas de fugas para os professores. Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual será utilizada a metodologia de pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e seguindo as sugestões de Meihy e Holanda, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar as percas educacionais ocasionadas pela pandemia no ensino médio do ponto de vista docente sob o prisma da linguagem corporal e dos estudos culturais. Tendo como objetivo principal descrever e discutir a representação de docente de Educação física acerca dos possíveis impactos que a pandemia pode ocasionar às juventudes. Para isso serão entrevistados quatro professores da área de Educação Física, já contendo neste trabalho dois relatos de professores de outras áreas, afim de enriquecer as análises. Espera-se que ao fim da pesquisa obtenham-se dados coesos suficientes para refletir sobre as percas e as possíveis rotas de fugas para a educação básica, mais especificamente no ensino médio.