As potencialidades do Ensino por Investigação para o favorecimento da Alfabetização Científica na perspectiva dos professores do Ensino Fundamental I
Alfabetização Científica. Ensino por Investigação. Ciências da Natureza. Ensino Fundamental. Diários de Atividades.
Esta pesquisa aborda sobre o ensino por investigação como meio para promoção da alfabetização científica, com foco na disciplina de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental I. A combinação de ensino por investigação e alfabetização científica é também destacada na literatura científica contemporânea como sugestão para o desenvolvimento de pensamentos críticos-reflexivos e para a construção de conhecimentos. Assim, a compreensão de como o ensino por investigação vem acontecendo é primordial para pesquisadores, estudiosos e profissionais envolvidos na Educação Básica. Este trabalho visa promover uma prática docente mais informada, preparada e inovada, beneficiando indiretamente os alunos do Ensino Fundamental I – incidindo ai justificativa social da pesquisa. O seu objetivo geral é evidenciar as potencialidades do ensino por investigação, para o favorecimento da alfabetização científica, na perspectiva dos professores de uma escola pública de Ensino Fundamental I de Andrelândia-MG. Para tanto, enquanto caminho metodológico, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa-ação colaborativa, que se utilizará de (embasados por Miguel Angel Zabalza) de dez professores participantes, que passarão por um curso de formação prévio. Os dados coletados serão descritos e interpretados em conjunto com uma seleção bibliográfica-literária clássica e contemporânea (como Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, dentre outros) e documental relacionada (como a Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Ciências por Investigação). Como resultados esperados, pretende-se o desenvolvimento de um guia formativo para a docência (produto educacional, na condição de qualificador e multiplicador), tanto teórico, sobre como realizar a alfabetização científica por meio do ensino por investigação, principalmente com temas relacionados às Ciências da Natureza, quanto prático-descritivo, a partir das experiências relatadas nos diários de atividades e sujeitos analisados.