A formação continuada e a múltipla jornada das professoras da rede pública de educação
Formação Continuada. Professoras. Educação Básica. Múltiplas Jornadas.
Este trabalho analisa as condições de acesso e efetivação da formação continuada das docentes que atuam na educação básica da rede pública de Educação de Minas Gerais. Considera-se a ocupação majoritariamente feminina da função de docência, e a histórica determinação dos papéis femininos para a realização dos trabalhos domésticos e cuidados familiares, como fatores que restringem o acesso e a garantia de participação em processos formativos e de desenvolvimento profissional, problema central desta investigação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, coletou relatos das docentes a partir de grupos focais, que revelam os múltiplos aspectos que emergem das experiências e vivências das participantes. Após a análise e interpretação dos dados a partir da análise de prosa de André (1983), espera-se identificar quais são as principais demandas dessas mulheres professoras e possíveis elementos que intervêm nos processos formativos, a fim de publicizar e propor formas de garantir a efetiva formação continuada e desenvolvimento profissional, a ser encaminhada para a Secretária de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).