DIMENSÃO ESTÉTICO-ARTÍSTICA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um estudo a partir de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche
Arte; Estética; Schiller; Huizinga; Nietzsche.
O artigo aborda o tema da dimensão estético-artistica das práticas pedagógicas e tem como objetivo apresentar os fundamentos estéticos de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche relacionando-os com o fazer educativo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que adotou como procedimento a revisão bibliográfica, fundamentando-se, especialmente, nas seguintes obras: A educação estética do homem numa série de Cartas, de 1795, de autoria de F. Schiller; Homo Ludens, de 1944, de autoria de Johan Huizinga; O nascimento da tragédia, helenismo ou pessimismo, de1921, autoria de Friedrich Nietzsche. O problema que direcionou esta investigação foi: como ler as práticas pedagógicas à luz dos conceitos de arte, estética e ludicidade de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche? Após a análise do objeto estudado, os resultados apontam que, quando as práticas pedagógicas são orientadas de forma deliberada por princípios estético-artísticos, existe maior potencial de inovação e superação do modelo educativo assentado na racionalidade técnica e tecnológica. Desde modo, entende-se que a compreensão dos fundamentos estéticos é imprescindivel na formação de professores que enfrentarão os desafios da criação de práticas de ensino e projetos pedagógicos criativos que façam sentido para si e para os estudantes.