NEUROCIÊNCIAS E PEDAGOGIA EM DIALOGOS PELA EDUCAÇÃO – COM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Educação. Divulgação Científica. Funcionamento do cérebro.
Esta pesquisa nasce de experiências na longa atuação como especialista da educação básica, na docência em todos os níveis da Educação Básica por dezessete anos, e também no ambiente clinico da Psicopedagogia. A significativa mudança de paradigma aconteceu a partir de especializações relacionadas à aprendizagem humana, com enfoque na Neuropsicopedagogia, de uma atenção mais voltada para as dificuldades de aprendizagem, para um olhar com enfoque nas potencialidades do aprendente. E, para oferecer robustez científica às experiências profissionais elencadas, a exploração do referencial teórico será essencial para estruturar a proposta de popularização das Neurociências a um grupo de professores do ensino fundamental em uma escola estadual de uma cidade no estado de Minas Gerais. O objetivo consiste em conhecer e aprofundar sobre o desenvolvimento do cérebro da criança a partir dos seis anos de idade e do adolescente; mais especificamente como esse cérebro se comporta nas situações de aprendizagem. A abordagem sobre as influências negativas dos neuromitos, na elaboração de estratégias pedagógicas e metodologias diversas que facilitariam a eficácia da construção do conhecimento pelo aluno, complementa a parte de formação dos professores. Será realizada a pesquisa quanti-qualitativa (mista), embasada no referencial teórico, por meio de questionário inicial aos professores, antes da formação proposta, com repetição do mesmo questionário após a formação. A análise de dados e discussão dos resultados terão por finalidade verificar o impacto da divulgação das Neurociências para a atuação docente.