Banca de DEFESA: MÁRCIA MARIA CARDOSO

DATA: 27/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/agg-jxfz-iab

O USO DO SOFTWARE CALC PARA O ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NA EJA

Educação de Jovens e Adultos. Tecnologia. Software Calc. Sequência didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A busca por novos métodos de ensino não é recente uma vez que, o uso de tecnologias e inovação vem se mostrado eficiente no contexto educacional nas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática utilizando o Software Calc, que pode ser utilizada nas aulas para o ensino de estatística com ênfase na obtenção e organização de dados e na construção de gráficos para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica seguida da elaboração de atividades práticas utilizando o Software Calc. O processo de ensino e aprendizagem de gráficos é de suma importância devido a grande variedade de textos estatísticos que circulam no nosso meio. O uso do computador e do Software Calc possibilita, de forma mais interessante, a construção de tabelas bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no desenvolvimento das atividades. Por isso, este trabalho se torna relevante contribuindo com um material didático que representa a união da educação tecnológica associada ao ensino formal podendo contribuir no que diz respeito a reflexão e análise de informações estatísticas do cotidiano.

Externo à Instituição - GRAZIELLE FELICIANI BARBOSA - UFSCAR (Membro)
Interno - ADRIANA XAVIER FREITAS (Membro)
Interno - RITA DE CASSIA DORNELAS SODRE (Suplente)
Presidente - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)