Banca de DEFESA: ANDRÉ RENAN PEREIRA

DISCENTE: ANDRÉ RENAN PEREIRA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Webconferência: meet.google.com/hpj-yksz-xhn

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇÕES TRATADAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO CÁLCULO DIFERENCIAL

Ensino Médio. Funções. Cálculo Diferencial.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é conhecida pelos estudantes, como uma disciplina difícil, com alta taxa de não aprovação. E isso causa emoções negativas nesses estudantes proporcionando bloqueios e aumentando ainda mais a chance de insucesso dos mesmos. O que alguns não sabem, é que esta disciplina já compôs o currículo da educação básica, sendo definitivamente excluída do currículo na década de 1960 com o Movimento da Matemática Moderna. No entanto, a inexistência na grade curricular não implica em uma proibição em estudar Cálculo Diferencial durante o Ensino Médio. Nesse contexto, o presente trabalho propõe abordar algumas estratégias de como o Cálculo Diferencial pode ser inserido no Ensino Médio, no estudo das propriedades de funções. Visto que nos estudos das funções e suas propriedades é comum aos estudantes de Ensino Médio lidar com taxa de variação, pontos de máximos e mínimos e também o conceito de aproximação. Desta forma, a familiarização de algumas ideias do Cálculo Diferencial pode auxiliar a compreensão de conceitos vinculados às funções estudadas no Ensino Médio, dando mais significado aos estudos, evitando um simples acúmulo de fórmulas e a memorização de conceitos. Podendo também auxiliar estudantes que pretendem seguir na área das Ciências Exatas, pois a familiarização precoce de conceitos atrelados ao Cálculo Diferencial e Integral humaniza a disciplina evitando bloqueios na aprendizagem.

Externo à Instituição - CAMILA MARIANA RUIZ - UFTM (Suplente)
Presidente - DAIANE ALICE HENRIQUE AMENT (Membro)
Interno - HELVECIO GEOVANI FARGNOLI FILHO (Membro)
Interno - NELSON ANTONIO SILVA (Suplente)