Banca de DEFESA: LÍVIA MARÇAL REIS

DISCENTE: LÍVIA MARÇAL REIS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: On line - Google Meet

HÁBITOS ALIMENTARES E ESTILO DE VIDA EM PACIENTES DIABÉTICOS E/OU HIPERTENSOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

SARS-CoV-2; Distanciamento social; Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs); Dieta; qualidade de vida .

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A pandemia de COVID-19 representou, mundialmente, enorme desafio à saúde pública. As medidas de restrição impostas para conter a disseminação do coronavirus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) afetaram a rotina dos indivíduos, trazendo impactos significativos à qualidade de vida e condições de saúde da população em geral. Particularmente entre os portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), tais como hipertensão arterial (HAS) e diabetes mellitus (DM), a pandemia impôs dificuldades para o controle de fatores de risco e manejo clínico destas doenças, o que pode ter impactado negativamente as condições de saúde de seus portadores. Este estudo teve como objetivo avaliar os hábitos alimentares e a qualidade de vida de pacientes diabéticos e/ou hipertensos durante a pandemia da COVID-19, por meio da aplicação de questionário online, encaminhado aos participantes por e-mail ou mídias sociais, entre os meses de março/2022 a abril/2023. Na pesquisa, foram investigados fatores sociodemográficos, hábitos alimentares, prática de atividade física e nível de estresse dos entrevistados, entre outras variáveis. A amostra incluiu 283 participantes, sendo 48,8 % portadores de HAS, 26,1% diabéticos e 25,1 % diabéticos e hipertensos, a maioria do sexo feminino (55,8%), com idade média de 46,4 ± 12,5 anos. Durante a pandemia, houve aumento do número de participantes que relataram o valor da glicemia em jejum >126 mg/dL (de 37,7% para 54,1% ; p = 0,013) e pressão arterial >140/90 mmHg (de 29,7% para 40,8%; p = 0,022). Houve aumento do número de indivíduos que relataram consumir 5 ou mais refeições por dia (de 19,4% para 36,0 %; p < 0,001), que não praticavam atividade física (de 33,6% para 42,1%; p = 0,007), e que consumiam bebidas alcoólicas 5 vezes por semana, durante a pandemia (de 5,0% para 9,6% dos entrevistados; p = 0,027). Foi também observado aumento significativo no número de indivíduos que apresentavam nível de estresse alto e muito alto ( de 15,2% para 39,6% e de 6,0% para 26,5% respectivamente, p < 0,001), que passaram a dormir menos de 5 horas por dia e também daqueles que dormiam 8 horas ou mais, durante a pandemia (de 12,0% para 20,9%, de 29,0% para 39,6% respectivamente, p < 0,001). Os dados do estudo revelam alteração nos hábitos alimentares e piora na qualidade de vida dos portadores de HAS e DM durante a pandemia, fatores que podem ser atribuídos ao nível de estresse muito elevado e aspectos relacionados à saúde mental, devido ao medo de contrair a infecção, perda de pessoas próximas e sentimento de solidão pelo distanciamento social, desencadeando comportamentos como o “comer emocional”, más escolhas alimentares, bem como aumento no consumo de bebidas alcoólicas. Da mesma forma, o fechamento de espaços públicos e academias desportivas pode ter contribuído para redução no nível de atividade física dos participantes da pesquisa. Tais fatores dificultam o controle eficaz do DM e HAS, favorecendo o risco de complicações, refletindo o impacto negativo da pandemia sobre a saúde destes indivíduos.

Presidente - CAMILA SOUZA DE OLIVEIRA GUIMARAES (Membro)
Externo ao Programa - MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE - DCA/ESAL (Suplente)
Externo à Instituição - WELLINGTON SEGHETO - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - LAIZ HELENA DE CASTRO TOLEDO GUIMARÃES - UNILAVRAS (Suplente)