Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA RABELO FREITAS

DISCENTE: HELENA RABELO FREITAS
DATA: 12/02/2021
LOCAL: Google Meet

MICONANOTECNOLOGIA: APLICAÇÕES EM BIODIESEL E CÉLULAS SOLARES DE TERCEIRA GERAÇÃO

MICONANOTECNOLOGIA

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
Este trabalho de mestrado tem por objetivo o emprego dos fungos Pleurotus ostreatus, Pleurotus sp., Coprinus comatus, Coprinus sp., Agaricus subrufescens
e Fusarium oxysporum na síntese verde de nanoestruturas, em especial pontos quânticos de sulfeto de cádmio (CdS) e nanopartículas superparamagnéticas que serão utilizadas como soluções para problemas energéticos. Os pontos quânticos sintetizados apresentam resultados qualitativos promissores como estabilidade, solubilidade em água e fluorescência quando em contato com radiação UV, ao passo que as nanopartículas superparamagnéticas apresentam estrutura do tipo core-shell.  As caracterizações das nanoestruturas produzidas neste trabalho envolverão a análise de seu espectro de fluorescência e o mapeamento de sua composição, estrutura, morfologia e tamanho. Tais procedimentos serão conduzidos em parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. O trabalho se qualifica como multidisciplinar, sendo fruto de parcerias entre o Departamento de Física, o Departamento de Biologia e o Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras e Biocombustíveis (G-ÓLEO) da Universidade Federal de Lavras.

Interno - ANGELA DAYANA BARRERA DE BRITO (Membro)
Interno - FLAVIO AUGUSTO DE MELO MARQUES (Membro)
Externo à Instituição - ITÁLO MARCOS NUNES DE OLIVEIRA - UFAL (Membro)
Presidente - ROBSON ANDRE ARMINDO (Membro)