Notícias

Banca de DEFESA: EMELITO ORLANDO CHANGADEIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMELITO ORLANDO CHANGADEIA
DATA: 20/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro do DFI
TÍTULO:

VIABILIDADE ECONÔMICA DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICO OFF-GRID E HÍDRICO PARA ELETRIFICAÇÃO DA ZONA RURAL DE MATICA EM MOÇAMBIQUE.


PALAVRAS-CHAVES:

Energia Solar Off Grid. Eletrificação – Matica. Desenvolvimento Rural Sustentável. Moçambique. Software Solarius PV.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
ESPECIALIDADE: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.
RESUMO:

A disponibilidade energética em zonas rurais de Moçambique continua sendo um dos grandes desafios para o governo, população e pesquisadores. Vários motivos são considerados como evidência para que não haja energia elétrica nessas zonas, sendo um deles a viabilidade econômica dos projetos. Diante das comunidades rurais com baixa população e espalhadas geograficamente, a construção de redes elétricas rurais vem sendo observada dentro do cenário custo versus benefício. A população de baixa renda nessas zonas, vive basicamente da agricultura e de outras atividades para seu autosustento, não tendo acesso a energia elétrica. Em contrapartida, a disponibilidade energética na comunidade, possibilitaria a diversificação das atividades de fonte de renda, melhorando significativamente a vida das pessoas, propiciando água tratada, reduzido a mortalidade infantil, conservando alimentos, permitindo acesso a internet, educação e possibilidades na criação de pequenas cooperativas para processamento de alimentos, gerando renda e trabalho, além do retorno econonômico para as regiões. Assim, objetivou-se analisar a viabilidade para montagem de um sistema fotovoltaico comparativamente a energia da REN (hídrica) para eletrificação de uma zona rural de Matica – Sussundenga. A partir dos orçamentos, cálculos e, utilizando o software Solarius PV, consideramos que o sistema fotovoltaico possui vantagem financeira na ordem de $326740 comparando à rede Nacional, com retorno do investimento em torno de aproximadamente 35 meses, o que demonstra a viabilidade financeira do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - SILVIA COSTA FERREIRA - DEG/EENG (Membro)
Interno - ROBSON ANDRE ARMINDO (Suplente)
Externo à Instituição - KELVI WILSON EVARISTO MIRANDA - UFC (Suplente)
Interno - JULIO CESAR UGUCIONI (Membro)
Presidente - ANA CAROLINA CORTEZ LEMOS - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 16:44
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 26/04/2024 15:51