Banca de QUALIFICAÇÃO: AVELINO VAZ

DISCENTE: AVELINO VAZ
DATA: 08/07/2020
LOCAL: Qualificação será feita por vídeo conferência

IDENTIDADE DOCENTE NO RELATO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DA GUINÉ-BISSAU

Identidade docente; professores de português; Língua portuguesa Guiné-Bissau.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Nas últimas quatro décadas, o tema de identidade docente tem intrigado pesquisadores iniciantes e experientes de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes países, sendo considerado como condição essencial para o aprimoramento dos programas e cursos de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem. Partindo disso, pretendemos com esta pesquisa compreender como os professores de português, em exercício da profissão no ensino secundário e superior da Guiné-Bissau, concebem a sua identidade docente e atribuem significados às suas experiências formadoras. A investigação foi desenvolvida à luz das teorias de narrativas (auto)biográficas / formação de professores e do modelo de descrição e análise linguística da Gramática Sistémico-Funcional de Michael A. K. Halliday. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, que envolveu a revisão da literatura científica publicada nos últimos dez anos sobre o assunto. A metodologia envolveu também a coleta e análise/interpretação de dados coletados por meio de emprego dos questionários auto-aplicados a um grupo de professores de português das instituições escolares de Bissau e o exame linguístico para referendar a interpretação teórica dos dados. A análise de dados desenvolvida até aqui nos indica que os sujeitos pesquisados associam a imagem de professor da língua portuguesa à de uma figura indispensável no acesso à Ciência, e cujo êxito do seu trabalho procede o sucesso do trabalho dos professores das demais Disciplinas escolares e, por conseguinte, o sucesso da Educação. Isso dada a centralidade dessa língua no ensino guineense e em todas as esferas da Ciência. E tendem a atribuir significados às suas experiências formadoras com base em suas experiências do período de formação académica, dos primeiros anos da sua carreira e experiências adquiridas nas suas participações em eventos de formação continuada, dado os impactos que esses momentos deixaram em sua vida pessoal e profissional.

Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - Paulo José Tente da Rocha Santos Osório - UBI (Suplente)
Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Suplente)