Notícias

Banca de DEFESA: LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA
DATA: 26/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa será realizada virtualmente devido a pandemia da COVID19
TÍTULO:

 

 

Contribuições do Esboço de um Atlas linguístico de Minas Gerais para o ensino de língua portuguesa: propostas didáticas.





PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Dialetologia Educacional; EALMG; Atlas linguísticos.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

 

Este trabalho propõe discussões sobre as variações linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa do ensino básico, enfatizando a heterogeneidade linguística do Brasil. Assim, utiliza-se os pressupostos da Dialetologia e as cartas que compõem o Esboço de um atlas linguístico de Minas Gerais (RIBEIRO et al. 1977), com vistas a estabelecer reflexões sobre  esse tema. Para alcançar tal objetivo, optou-se por selecionar algumas cartas linguísticas lexicais do campo semântico Folguedos infantis, presentes no referido atlas.  Com este estudo, é possível refletir sobre o modo de como a heterogeneidade linguística é tratada nas aulas de língua portuguesa, sobretudo, no que tange à variação diatópica, por meio de atividades que levem os alunos e professores a refletirem sobre a diversidade dialetal do Português Brasileiro, em especial a de Minas Gerais. Outra contribuição é a discussão levantada sobre a relevância dos atlas linguísticos como fontes seguras para o conhecimento e descrição da pluralidade de falares do Brasil, neste caso, os falares mineiros. Além disso, o trabalho preconiza os avanços de uma Dialetologia Educacional que esteja aliada aos avanços da área de Dialetologia e Geolinguística e que contribua para que a efetivação do conhecimento das variações diatópicas seja realizada no ensino de língua portuguesa, possibilitando aos professores e alunos o acesso aos estudos sobre as heterogeneidades dialetais desenvolvidos no âmbito de pesquisa acadêmica.

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Membro)
Interno - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Suplente)
Externo à Instituição - Hélen Cristina da Silva - Unipampa (Membro)
Externo à Instituição - Clézio Roberto Gonçalves - UFOP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/03/2021 16:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/03/2024 21:53