Banca de DEFESA: NATÁLIA RODRIGUES SILVA DO NASCIMENTO

“HÁ MUITO TEMPO, EM UMA GALÁXIA MUITO, MUITO
DISTANTE...”: ANÁLISE DIALÉTICO-DIALÓGICA DO TOM/DA ENTONAÇÃO DA
EQUIPE AUTORAL DE UM FANFILME DE STAR WARS

Círculo de Bakhtin. Gêneros do discurso. Enunciado Concreto. Verbivocovisualidade. Fanfilme.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O objetivo precípuo do presente estudo é fazer uma análise dialético-dialógica (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) da constituição verbivocovisual do fanfilme “Hoshino - Star Wars Fan Film” (VITALE; CARRASCO, 2016), a fim de perceber, por meio das escolhas feitas pela equipe autoral, a entonação ou o tom emotivo-volitivo que revela o projeto de sentido dos produtores desse enunciado, inserido na corrente enunciativa. Tal objetivo principal se divide em três objetivos específicos: 1) discorrer acerca dos conceitos de gênero do discurso e de enunciado a partir do viés teórico do Círculo de Bakhtin e, por meio desses conceitos, sobre o campo de atividade humana em que o fanfilme tem vida (o fandom), o qual define as características composicionais, temáticas e estilísticas desse enunciado concreto; 2) abordar o conceito de tom ou entonação para a teoria bakhtiniana; e 3) propor um diálogo entre as concepções do Círculo e o conceito de verbivocovisualidade, a fim de ter subsídios teóricos e metodológicos para a análise do corpus. Nesse sentido, a justificativa da presente análise está não só na relevância que os estudos sobre a verbivocovisualidade têm assumido nas pesquisas do campo bakhtiniano, mas, também, na importância de análises que assumem o viés metodológico dialético-dialógico e que têm como objeto gêneros discursivos em ampla produção, circulação e recepção na atualidade, mormente os que se inserem nos contextos digitais e tecnológicos, como os fanfilmes. O embasamento teórico principal se concentra na obra dos estudiosos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016 [1979]; 2017 [1979]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; 2019 [1930]), com ênfase nos conceitos de gêneros do discurso, enunciado e entonação/tom emotivo-volitivo, bem como nas postulações sobre a verbivocovisualidade (PAULA, 2014; 2017; PAULA; SERNI, 2017; PAULA; LUCIANO, 2020; LUCIANO, 2021; VILLARTA-NEDER, 2020; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020). Já o embasamento teórico auxiliar é composto pelos estudos de Jenkins (2009), sobre a Cultura da Convergência e da Participação, das sistematizações de Lótman e outros estudiosos da Escola de Tártu-Moscou acerca da Semiótica da Cultura ou Semiosfera (LÓTMAN, 1979[1973]; 2019[1999]; MACHADO, 2003; VÓLKOVA AMÉRICO, 2012; 2014) e das teorias sobre cinema (JORGE MACHADO, 2016; MUNSTERBERG, 1983; XAVIER, 2005). A análise dialético-dialógica do discurso (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) é a metodologia utilizada na presente pesquisa. O presente trabalho pode contribuir com as pesquisas de estudiosos contemporâneos que se debruçam sobre a temática da verbivocovisualidade a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin no que diz respeito à linguagem, aos sentidos e aos sujeitos, com ênfase nas questões de entonação/tom que são suscitadas por meio dos enunciados concretos.

Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - LUCIANE DE PAULA - UNESP (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - Ekaterina Vólkova Américo - UFF (Membro)