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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE DE FÁTIMA VILELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALICE DE FÁTIMA VILELA
DATA: 05/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

AQUISIÇÃO DE L2 POR CRIANÇAS SURDAS E METODOLOGIAS DE ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização, LIBRAS, aquisição surdos.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

A aquisição da escrita da língua portuguesa por alunos surdos é um tema muito debatido e
desafiador para os profissionais da área da educação, nao que tange ao processo de
alfabetização. S, que segundo as autoras Quadros e Schmiedt (2006)UADROS e SCHMIEDT .as
metodologias utilizadas não favorecem a aprendizagem dessas crianças por estarem voltadas
para o ambiente dos ouvintes, que com os quais é utilizadam a metodologia oral- auditiva, e não
visual espacial que é a característica predominante da comunicação do sujeito surdo
.(QUADROS; SCHMIEDT, 2006). Também a autora QuadrosQuadros (1997) também afirma que
“o ensino da LP sempre foi baseado no processo de alfabetização de crianças ouvintes, tendo os
resultados considerados um fracasso” (QUADROS, 1997, p 111). Tendo como foco essa
problemática da alfabetização de alunos surdos, Nesse sentido, a presente pesquisa visa
analisar a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua
(BRASIL, 2021) para Estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse é um material
documento que aborda atrata da metodologia educação bilíngue para a educação dos surdos.
Ele, que foi elaborado por vários profissionais da área da educação de diferentes Estados e
publicado em 2021 pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), pela
Secretaria de Modalidades Especiais (Semesp) e pelo Ministério da Educação (MEC), com o
objetivo de propor um currículo para o ensino do português escrito como segunda língua para os
estudantes surdos. Tal material, que também serve de orientação curricular para os professores
que trabalham com esses alunos. Essa pesquisaA pesquisa aqui proposta é de cunho qualitativo,
propondo uma análise sobre a as metodologias utilizadas proposta no referido documento para o
ensino do pPortuguês eEscrito como sSegunda lLíngua, para a alfabetização e a educação de
surdos. O referencial teórico principal adotado percorre por (se baseia, principalmente, em
Quadros (1997),; Goldfeld (2002); Quadros e Schmiedt (2006)
e GOES, (2012). 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSANA PASSOS - UFMG (Membro)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Membro)
Externo à Instituição - DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG (Suplente)
Interno - ANDREA PORTOLOMEOS (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 13:57
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