Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL FERREIRA GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL FERREIRA GARCIA
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO:

Investigação sobre a adsorção de metais pesados em nanoadsorventes bimetálicos de óxido de Fe e Co revestidos com Sílica.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanoadsorventes, contaminação, copreciptação, nanopartículas magnéticas bimetálicas e tratamento.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

A água é o recurso natural mais importante para a vida, mas tem sido degradada com diversos poluentes. Alguns dos principais poluentes são os metais pesados, que em sua maioria são extremamente tóxicos e causam desde problemas renais, até danos cerebrais e câncer. Várias formas de tratar metais na água foram desenvolvidas, mas a maioria é cara e pouco eficiente, a adsorção é o processo mais vantajoso, por seu custo e eficiência. A nanotecnologia é promissora em diversas áreas, e na descontaminação ambiental tem mostrado excelentes resultados. Nanoadsorventes têm tido um especial interesse para o tratamento de metais pesados em água, nanoadsorventes a base de óxido de ferro combinados com outros materiais têm alta eficiência nessa questão. Esta pesquisa propõe a síntese de nanopartículas magnéticas bimetálicas de Fe e Co, revestidas com sílica obtida da casa de arroz, e sua utilização para remoção de Pb, Cd e Hg. A síntese será realizada através de um método de coprecipitação, e a caracterização realizada através de DRX, EDS, MEV e FTIR. Os testes de adsorção serão feitos com solução preparada em laboratório, estudando a cinética e a isoterma de adsorção, além do PCZ. Se espera que o material proposto reúna características de eficiência juntamente com um processo simples de síntese e aplicação, oferecendo uma alternativa para conservar a qualidade da água.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - JULIANO ELVIS DE OLIVEIRA (Membro)
Interno - GUILHERME MAX DIAS FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - FRANCIANE PINHEIRO CARDOSO CAMPOS - DQI/ICN (Membro)
Presidente - DANIELA RODRIGUES BORBA VALADAO (Membro)
Interno - CAMILA SOARES FONSECA (Suplente)
Externo ao Programa - ANGELA DAYANA BARRERA DE BRITO - DFI/ICN (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 08:37
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/03/2024 04:09