Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO GABRIEL TRINDADE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIO GABRIEL TRINDADE DE OLIVEIRA
DATA: 18/11/2022
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet

AVALIAÇÃO FÍSICA E MECÂNICA DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM RESÍDUOS DE CÉDULAS BRASILEIRAS

Fibra de celulose; Reaproveitamento de resíduos; sustentabilidade na construção

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental

Diante da elevada preocupação com os fatores relacionados a sustentabilidade e proteção ambiental, observamos o crescimento de trabalhos que tem por finalidade o reaproveitamento de resíduos, oriundos de diferentes ciclos de produção. Sendo que, o reaproveitamento desses resíduos pode muitas vezes retornar para o ciclo de produção, ou ainda, serem utilizados no desenvolvimento e melhorias de outros materiais. Neste seguimento, o presente trabalho tem como intuito a confecção de um compósito cimentício a partir do reaproveitamento de resíduos de papel moeda, que será aplicado em uma matriz cimentícia. Principalmente por se tratar de um mecanismo voltado a diminuição dos resíduos sólidos e a redução dos impactos ambientais provenientes destes. Para realizar o estudo, faz-se necessário a preparação e coleta de alguns materiais como cimento, agregados miúdos, e o próprio papel moeda que será adicionado à uma matriz cimentícia e assim serão confeccionados corpos de prova. Com isso, após a confecção dos corpos de provas e espera do tempo necessário para cura dos mesmos, testes de compressão, tração e absorção de água devem ser realizados, para se obter uma eficiente análise de propriedades físicas e mecânicas. A comprovação da viabilidade no uso de resíduos de papel moeda na matriz cimentícia, representa elevada importância no atual cenário. Isso porque, se espera uma economia de produção para futuros materiais aplicados em edificações. Além de ser capaz de proporcionar estratégias que visam a redução do volume dos resíduos e, consequentemente, uma redução dos impactos socioambientais causados por estes.

Externo ao Programa - SAULO ROCHA FERREIRA - DEG/EENG (Membro)
Externo à Instituição - RODOLFO GIACOMIM MENDES DE ANDRADE - IFES (Membro)
Externo ao Programa - KEOMA DEFAVERI DO CARMO E SILVA - DEG/EENG (Membro)
Interno - JESSICA DE OLIVEIRA NOTORIO RIBEIRO (Suplente)