Banca de DEFESA: MARIA LUIZA BIANCHETTI FURTADO

DISCENTE: MARIA LUIZA BIANCHETTI FURTADO
DATA: 16/02/2022
LOCAL: Google Meet

EXTRAÇÃO DA SEMENTE DE ROMÃ (PUNICA GRANATUM L.) UTILIZANDO SOLVENTES ALTERNATIVOS E MISTURAS

Sólidos solúveis. Compostos bioativos. Solventes alternativos. DCCR. Termodinâmica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Engenharia de Alimentos

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a extração de óleo de semente de romã e compostos bioativos utilizando diferentes solventes. O primeiro passo foi à caracterização das sementes, os resultados mostram que as sementes apresentam elevadas concentrações óleos e conteúdo fenólicos. As sementes após serem caracterizadas foram submetidas a processos de extrações utilizando solventes puros (etanol, isopropanol, acetona e acetato de etila) em três diferentes temperaturas (35ºC, 45ºC e 55ºC) com a finalidade de calcular os parâmetros termodinâmicos da extração resultados obtidos nesta etapa mostraram que o solvente etanol apresentou maiores rendimentos de extrações de sólidos solúveis. As análises termodinâmicas dos dados mostram que as ΔH foram positivas para o etanol, acetona e acetato de etila e negativa para o isopropanol as ΔS foram positivas para o etanol, acetona e acetato de etila e negativo para o isopropanol e ΔG foram negativas para todos os processos indicando que os processos são espontâneos, endotérmicos utilizando etanol, acetona e acetato de etila e o processo é exotérmico quando utilizado o isopropanol. A terceira parte do estudo abordou a otimização dos processos de extrações da semente utilizando etanol como solvente, para este fim foi realizado um delineamento compostos central rotacional (DCCR) avaliando os efeitos das variáveis independentes concentrações dos solventes (acetona e acetato de etila) e temperatura nas variáveis respostas, o resultado mostrou que a adição dos solventes e o aumento da temperatura não tiveram efeito significativo a 5% no rendimento de extrações de sólidos solúveis e no conteúdo fenólico. Por meio dos resultados obtidos, pode-se demonstrar que as sementes de romã possuem um conteúdo de óleo significativamente elevados, sendo necessário estudos utilizando de extrações alternativas e diferentes solventes, com a finalidade de agregar valor a um resíduo agroindustrial.

Interno - LIZZY AYRA ALCANTARA VERISSIMO (Suplente)
Externo à Instituição - KAMILLA SOARES DE MENDONÇA - IFMG (Membro)
Presidente - FABIANA QUEIROZ (Membro)
Externo à Instituição - EVANDRO GALVAO TAVARES MENEZES - UFV (Suplente)