Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE MANOELINA LOPES FREITAS

DATA: 28/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/qtz-fddz-fvd

Narrativas no Processo de Formação Inicial e Continuada pelo PIBID Física

Método (auto)biográfico. Narrativa. Portfólio. Formação Inicial e Continuada. Professor reflexivo. PIBID Física

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa, desenvolvida no grupo de sete licenciandos, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de Física, que foram os sujeitos de pesquisa, tem como foco destacar contribuições do programa para a formação inicial dos futuros professores. A pesquisa também se volta para a formação continuada da professora supervisora, pois sua história se entrelaça com as dos demais sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa tem como base o método (auto)biográfico, tendo os portfólios e narrativas, como fonte de dados. Toda a produção dos dados ocorreu durante os dezoito meses de vigência do programa, iniciando com portfólios no segundo semestre de 2018 e, complementando com narrativas, após o início dos trabalhos na escola, em fevereiro de 2019. De posse dos dados, formulou-se a questão investigativa: Que contribuições à formação inicial e continuada emergem das narrativas da professora supervisora e dos licenciandos durante o desenvolvimento do PIBID? A partir desta questão, elegeram-se os objetivos i) Identificar nas narrativas e portfólio dos sujeitos contribuições do PIBID para a formação inicial; ii) Identificar nas narrativas e portfólio dos sujeitos, contribuições sociais e profissionais, que possam se destacar, a partir da participação no PIBID; iii) Identificar nas narrativas e portfólio, dos sujeitos e da professora supervisora, evidencias de contribuições do programa para modificar o ambiente de ensino e as aulas de física; iv) Identificar possíveis influências, ocorridas na formação inicial dos sujeitos, resultantes da atuação e supervisão da professora do Ensino Básico. A proposta para a análise dos dados, destaca quatro aspectos que, potencializam estas ferramentas como práticas formadoras, sendo elas: 1) o registro escrito; 2) a reflexão referencial; 3) a reflexão expressiva; 4) o aspecto longitudinal e histórico.
Espera-se encontrar nos dados produzidos pelos sujeitos, como os mesmos foram construindo sua identidade profissional, tendo como cenário a escola básica, a universidade e a experiência da atuação profissional mediados pelo PIBID. Nos dados da professora supervisora, espera-se encontrar evidências da contribuição do PIBID para sua formação continuada, ações e reflexões capazes de evidenciar aprendizagens no âmbito pessoal e profissional, proporcionando um desenvolvimento pessoal e acentuando sua identidade docente.

Presidente - IRAZIET DA CUNHA CHARRET (Membro)
Interno - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)
Interno - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL (Membro)