DILEMAS ÉTICOS ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE ARMAS NUCLEARES EM UM JOGO DIDÁTICO
História e Filosofia da Ciência. Jogos didáticos. CTSA. Física Nuclear. Ética na Ciência.
Esta pesquisa envolve a produção de um jogo didático que articula estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e História e Filosofia da Ciência (HFC). Esse jogo aborda a história da Física Nuclear, no período da segunda guerra mundial, com foco em questões éticas vivenciadas pelos cientistas envolvidos nos acontecimentos do processo de criação de armas nucleares. Os dilemas éticos vivenciados pelos cientistas serão propostos para os estudantes, ação que pode contribuir com a educação CTSA, pois tratam de assuntos de grande relevância social. Nesse sentido a ética e a educação CTSA mostram uma possível potencialidade na formação de um cidadão crítico que visa contribuir com o meio no qual ele faz parte. O jogo está inserido em uma sequência didática composta por sete aulas. O principal objetivo desta pesquisa é investigar as visões dos jogadores, sobre os dilemas éticos envolvendo os físicos na criação armas de nucleares. As ferramentas de coleta de dados são: questionários, caderno de anotações do docente, gravação dos encontros online. Inicialmente, esta proposta foi pensada para o segundo ano do ensino médio, mas pode ser facilmente adaptado para qualquer nível de ensino. As análises de dados serão feitas com base nas teorias éticas presentes no ramo de estudo da Filosofia Moral. Por causa da pandemia de COVID-19, adaptamos a intervenção didática para ser utilizada de forma remota, transformando o jogo que era pra ser jogado em sala de aula em um jogo de computador, tivemos também que alterar o nosso público de pesquisa, passando ser
estudantes do ensino superior de um curso de licenciatura em Física.