O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA DE QUÍMICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E HABILIDADES ARGUMENTATIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Alfabetização Científica; Argumentação; Ensino por Investigação.
Este projeto de pesquisa tem como proposta, o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa, cujo público-alvo são estudantes de Química, do segundo ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual, situada em uma cidade do sul de Minas Gerais. A Sequência de Ensino Investigativa visa por meio da abordagem do Ensino por Investigação, discutir o tema Glifosato e conceitos sobre Soluções e Argumentação Científica, de modo que sejam promovidas condições para que os estudantes construam argumentos científicos válidos; que construam o conhecimento químico sobre soluções em níveis macroscópico, microscópico e simbólico, e sobre o conhecimento científico relacionado ao uso do agrotóxico Glifosato, de modo que possam desenvolver habilidades para elaborar um posicionamento crítico sobre as consequências positivas e/ou negativas do uso desse agrotóxico. Esta pesquisa apresenta características qualitativas, e a constituição dos dados será realizada por meio de questionários prévios e pós, assim como pelas produções textuais dos estudantes, e pelas análises das transcrições das gravações em áudio e vídeo. A análise dos dados poderá possibilitar a inferência de relações entre a abordagem epistemológica da argumentação no ensino de Química e a promoção de Alfabetização Científica, e possibilitará, também, investigar possíveis contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem quando são promovidas orientações diretas aos estudantes, sobre os critérios epistêmicos envolvidos na construção de um argumento científico. Utilizando como aporte teórico os aspectos epistêmicos para a validação de argumentos científicos propostos por Sandoval e Reiser (2004), e as abordagens propostas por Bybee (1997) e Shwartz (2006) para a promoção de Alfabetização Científica, visa-se nesta pesquisa obter respostas para a questão: de que maneiras se relacionam a construção epistêmica de argumentos científicos e a promoção de Alfabetização Científica no ensino de Química na Educação Básica? Objetivando investigar o processo de construção do conhecimento de estudantes sobre os aspectos epistêmicos da argumentação científica e sobre o conceito de soluções, e ainda, como esse processo pode ser relacionar com a promoção de Alfabetização Científica. Espera-se obter resultados que possibilitem inferir uma relação positiva entre a orientação explícita dos critérios epistêmicos para promover a argumentação no ensino de Ciências, promovendo assim, a Alfabetização Científica, de modo a contribuir com as demais pesquisas na área de Ensino de Ciências, que consideram a argumentação como uma habilidade auspiciosa a ser desenvolvida.