Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCIONE APARECIDA MARMONTELO

DISCENTE: JOCIONE APARECIDA MARMONTELO
DATA: 07/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/jpm-tcdj-gqv?hs=224

A contribuição de um Centro de Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática de estudantes com Surdez

Inclusão. Surdas. Surdos. Matemática. Centro de Atendimento Educacional Especializado.

PÁGINAS: null
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inclusão educacional de estudantes Surdas e Surdos tem sido alvo de discussões entre as educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores. No Brasil, a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), tem por objetivo assegurar que essa inclusão aconteça. Uma das ações dessa política é a oferta do Atendimento Educacional Especializado que trata da busca por uma formação integral através do apoio pedagógico ocorrido no contraturno escolar que visa auxiliar o aluno com deficiência no seu processo educacional identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. A pesquisa tem por objetivo investigar e analisar as ações, as intervenções e as adequações didáticas que os professores de um Centro de Atendimento Educacional Especializado desenvolvem para a complementação da formação Matemática de estudantes com Surdez. A abordagem metodológica será a pesquisa qualitativa e utilizaremos como estratégia a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professoras e professores que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado. A análise dos dados será a partir da análise de conteúdo. Com os resultados e a discussão dos dados, produziremos um guia prático de orientações e sugestões para a professora e o professor do Centro de Atendimento Educacional Especializado ou da escola comum, que os auxiliará na elaboração de materiais didáticos adaptados.

Presidente - ROSANA MARIA MENDES (Membro)
Interno - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)
Externo à Instituição - ELIELSON RIBEIRO DE SALES - UFPA (Membro)