AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Inclusão. Deficiência Intelectual. Educação Matemática. Narrativa.
A presente pesquisa está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com professoras e professores de Matemática do sul de Minas Gerais que trabalham ou trabalharam com estudantes com Deficiência Intelectual em uma perspectiva Inclusiva. Os dados foram constituídos a partir do curso: “Roda de Conversa Virtual: A Matemática e a Deficiência Intelectual - compartilhando experiências” com três professoras e um professor, com duração de trinta horas, distribuídas em encontros síncronos e assíncronos. Temos por objetivos da pesquisa: 1) conhecer a trajetória de formação de professoras e professores que ensinam Matemática na perspectiva inclusiva e 2) analisar as práticas docentes realizadas por professoras e professores que ensinam Matemática ao trabalhar com estudantes com Deficiência Intelectual. Buscamos responder à questão de investigação: que percepções professoras e professores que ensinam Matemática têm sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual? A pesquisa tem um enfoque qualitativo e está sendo desenvolvida com narrativas orais por meio de grupo de discussão e registros reflexivos utilizando plataformas virtuais. Os instrumentos para a constituição dos dados foram os gravadores de tela e voz, diário de bordo das professoras/pesquisadoras e os registros reflexivos no Campus Virtual. Para análise dos dados vamos nos utilizar a análise narrativa desenvolvida por Bertaux (2010); Bolivar, Domingo e Fernandez (2001) e Curry (2013).