UM OLHAR COM FOCO NAS EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA DURANTE O TRABALHO REMOTO EMERGENCIAL
Narrativas. Experiência. Pandemia. Trabalho remoto. Saberes Docentes. Matemática.
Este trabalho tem como proposta evidenciar os desafios de professores e professoras de Matemática ao desenvolver a docência em meio ao Trabalho Remoto Emergencial durante a Pandemia da COVID-19. A constituição dos dados foi feita a partir de narrativas constituídas por quatro docentes em um grupo de Discussão/Reflexão. A partir disso, me propus a responder a seguinte questão de investigação: “De que maneira professores e professoras de Matemática percebem e refletem sobre as suas experiências de formação, constituição e profissional em tempos de Trabalho Remoto?”. Buscando respostas para essa questão, elegi os seguintes objetivos: Identificar as estratégias desenvolvidas pelos docentes de Matemática, que atuam na Educação Básica, durante o período de trabalho caracterizado como Ensino Remoto; Compreender como os docentes percebem a sua formação, os acontecimentos e experiências no período de trabalho remoto; Compreender como a minha trajetória de formação, atuação profissional e de realização da pesquisa constituíram-se em desenvolvimento profissional. Para fundamentação teórica, este trabalho está embasado em estudados sobre Experiência, Saberes Docente e Formação de Professores. Este trabalho é de abordagem qualitativa e para melhor atender a esse método de pesquisa os dados foram constituídos com narrativas orais, que foram transcritas e também, com meu memorial de formação tendo em vista, que essas ferramentas constituem um dispositivo rico para reflexões acerca da prática, das experiências e do desenvolvimento profissional docente.