AS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Modelagem Matemática; Educação Matemática; Prática Docente.
A Modelagem Matemática é uma estratégia que busca, entre outras perspectivas, relacionar o que é aprendido na sala de aula com o cotidiano dos estudantes. A Pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções que docentes atribuem as possibilidades da Modelagem Matemática em seus Campos de Integração Curriculares, e por objetivos específicos a) Compreender as percepções de docentes sobre o que é a Modelagem Matemática. b) Avaliar as principais contribuições que os módulos formativos poderão ofertar aos professores e as professoras em termos de reconstrução de suas práticas. Nessa perspectiva, busca-se responder a questão de investigação: “ Que percepções docentes atribuem as possibilidades de desenvolver estratégias da Modelagem Matemática?”. A pesquisa está sendo realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir das transcrições dos Módulos Formativos do Curso Modelagem Matemática na Educação Integral: desafios e possibilidades, dois questionários, uma nuvem de palavras e as anotações do diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados está sendo inspirada na Análise de Conteúdo. Identificamos duas categorias: Reflexões sobre as Perspectivas e Concepções sobre a Modelagem Matemática e Reflexões acerca de assuntos que podem influenciar a Prática Docente.