Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Marcela Aparecida de Paula - em 26/11/2021

Mestranda:

Marcela Aparecida de Paula

Título:

INTERAÇÕES DIALÓGICAS E HABILIDADES COGNITIVAS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rita de Cassia Suart - UFLA

Profa. Dra. Josefina Aparecida de Souza - UFLA

Profa. Dra. Juliana de Andrade Santiago – P. M. Lavras-MG

Data: 26/11/2021

Local:

meet.google.com/rbt-emja-ryq

RESUMO: O ensino por investigação é uma abordagem que possibilita momentos de comunicação entre professor e estudantes. Assim, o desenvolvimento de sequências de ensino por investigação, pode promover interações dialógicas e de habilidades cognitivas no contexto de sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho é orientado pela seguinte questão de investigação: Que tipos de interações dialógicas deveriam ser promovidas em sala de aula, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem pelos estudantes, por meio de uma sequência de ensino por investigação sobre ligações químicas? O objetivo dessa pesquisa é investigar como as interações dialógicas promovidas entre a professora e os estudantes, durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino por investigação (SEI), podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante as aulas de Química. Para tanto, buscou-se analisar as interações dialógicas entre a professora e os estudantes em sala de aula, por meio de duas dimensões, verbais e cognitivas, utilizando as categorias de Souza (2008). Para analisar as habilidades cognitivas promovidas pelos estudantes, baseou-se nos níveis cognitivos propostos por Suart e Marcondes (2008). Para esta pesquisa, foram analisadas a setes aulas de uma SEI, intitulada por Materiais elaborada pela professora e pesquisadora dessa pesquisa, desenvolvida em uma escola da rede pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais, para estudantes da primeira série do ensino médio. O conteúdo desenvolvido na SEI foi ligações químicas. As aulas foram gravadas em vídeo, depois transcritas e separadas em episódios de ensino. Apresenta-se a análise em episódios de ensino com a classificação das falas na dimensão interação verbal; na dimensão interação cognitiva e na habilidade cognitiva. Os resultados mostram que a SEI utilizada como material didático propiciou desenvolver aos estudantes aptidões como, por exemplo, falar, discutir, utilizar a criatividade, expor suas opiniões, já que a professora e os estudantes precisavam interagir, compartilhar ideias, analisar, fazer leituras e inferências. As análises dos resultados demonstraram que os estudantes participaram das aulas e das atividades propostas pela professora. Verificou-se que o desenvolvimento das interações verbais. Questionamento e Resposta foi o mais frequente e, dessa forma foi possível conhecer como se deram a interatividade da professora com os estudantes durante as aulas, por meio das questões elaboradas, das respostas e considerações manifestadas e dos momentos de leitura. Com relação às interações cognitivas, as de alta ordem foram principalmente feitas pela professora, como Questão de desequilíbrio e Síntese, resumo ou generalização. Já a manifestada pelos estudantes Resposta explicativa foi a de alta ordem mais evidenciada e, a de baixa ordem foram, em sua grande maioria, Questão fechada e Resposta informativa, ou seja, os estudantes manifestaram respostas e falas curtas e pouco elaboradas e sua maioria. Quanto às habilidades cognitivas, os estudantes também manifestaram níveis cognitivos de baixa ordem, N2 e N3. Dessa forma, eles estenderam o que precisava ser buscado, justificaram suas respostas selecionando e contrastando informações. Avalia-se que o estudo possibilitará a ampliação do conhecimento sobre a promoção de ambientes que potencializem as interações dialógicas entre professores e estudantes e o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordem mais alta.

Palavras-Chave: Diálogo. Ensino de química. Prática docente. Reflexão.

Notícia cadastrada em: 28/10/2021 23:00
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/03/2024 17:50