Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Graziella Emilioreli - em 08/11/2021

Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA

Mestranda:
Graziella Emilioreli

Título:
O SIGNIFICADO DA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EXPRESSOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Helena Libardi – UFLA
Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA
Prof. Dr. Antônio Marcelo Martins Maciel – UFLA
Profa. Dra. Camila da Silva Nunes – UniBF/UNINA

Data: 08/11/2021

Local:
meet.google.com/oob-fyqm-gof

RESUMO: A necessidade de explorar recursos metodológicos e acessíveis para trabalhar com estudantes com deficiência intelectual é assunto que faz parte do contexto escolar e nas últimas décadas vem sofrendo modificações para dar significado em relação à aprendizagem dos conteúdos básicos e socialização do indivíduo a ser incluído. O contexto educacional atual apresenta situações contraditórias acerca da inclusão, ofertando o ensino inclusivo sem que haja suporte necessário para seu atendimento. Nosso projeto de pesquisa visa a elaboração de uma oficina de adaptação e construção de materiais de conteúdo de matemática, com seis encontros, que proporciona direcionamento e reflexão de um grupo de professores da educação básica formados em Matemática ou Pedagogia em torno das limitações e potencialidades do estudante com deficiência intelectual. Nosso objetivo é proporcionar a reflexão sobre o ensino inclusivo e despertar nos professores habilidades acerca da adaptação do conteúdo de matemática. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão norteadora: Quais os sentidos e significados expressos por professores de Matemática à adaptação de materiais e de conteúdos para estudantes com deficiência intelectual? Nos embasamos na visão teórica de Vigotski, e, assim, fundamentamos nossos objetivos e definiremos nossas ações. Com uma abordagem qualitativa, utilizaremos a análise do discurso nos dados coletados das reflexões com os professores na oficina, nas discussões sobre a deficiência intelectual e nos momentos práticos para adaptação de conteúdos de matemática, quando refletiremos também sobre nossa própria prática. Desse modo, destacamos a importância da formação continuada do professor, onde as práticas de adaptação e a reflexão sobre a pessoa com deficiência venha fazer parte dessa construção profissional.

Palavras-Chave: Deficiência Intelectual. Matemática. Adaptação.

Notícia cadastrada em: 05/11/2021 23:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/04/2024 18:03