Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Conrado Jensen Teixeira - em 08/12/2021

Mestrando:

Conrado Jensen Teixeira

Título:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Jose Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Profa. Dra. Josélia Euzébio da Rosa – UNISUL

Data: 08/12/2021

Local:

RESUMO: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem a seguinte questão como orientadora da investigação: que elaborações conceituais são produzidas por estudantes de graduação ao se tentar desenvolver o pensamento teórico em Trigonometria por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem? Para responder esta questão busca-se analisar o desenvolvimento do pensamento teórico a partir do processo de significação de estudantes originado em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA). Para melhor conduzir a evolução da pesquisa, define-se os seguintes objetivos específicos: analisar como elementos de mediação produzidos pela cultura humana desencadeiam o processo de significação e contribuem para o avanço do pensamento teórico dos estudantes; analisar como as necessidades históricas para o desenvolvimento da Trigonometria podem contribuir para a composição das SDA, cuja intencionalidade é mobilizar os nexos conceituais do campo de conceitos da Trigonometria, suscitar a Atividade de aprendizagem e criar a zona de desenvolvimento iminente; analisar os sentidos e significados produzidos pelos estudantes. Como suporte teórico para a investigação tem-se a teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski, a Teoria da Atividade de Alexei N. Leontiev e a teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili Vasilievich Davidov. As SDA irão compor uma Unidade Didática (UD) que será desenvolvida em uma Oficina Online ofertada para estudantes de Graduação de instituições de Ensino Superior do Sul de Minas. Assim, o objeto de investigação nesta pesquisa será o processo de significação estabelecido ao longo do desenvolvimento da UD proposta. A captação dos dados será realizada pela gravação do encontro, capturas de telas, notas de campo e as tarefas dissertativas via formulários. A interpretação dos dados da pesquisa será realizada por meio de uma metodologia denominada de núcleos de significação.

Palavras-Chave: Histórico-cultural. Ensino de Trigonometria. Lógico-histórico. Teoria da Atividade. Mediação.

Notícia cadastrada em: 23/11/2021 15:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/03/2024 10:25