Título:
A CASA COMO UMA PROPOSTA PARA DISCUSSÕES SOBRE ÉTICA EM SALA DE AULA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique - UFLA
Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel - UFLA
Prof. Dr. Breno Pascal de Lacerda Brito - UFLA
Prof. Dr. Nei de Freitas Nunes Neto - UFGD
Data: 06/05/2022
Horário: 10h
Local:
https://meet.jit.si/ConcernedSegmentsIssueToday
RESUMO: Inspirado nas tradições das pesquisas que envolvem Ciência, Tecnologia, Socie-dade e Meio Ambiente (CTSA), este trabalho tem como objetivo averiguar se umasequência de atividades que incentivam tomadas de decisões auxilia num repensarda ética dos participantes. Para isso, utilizando a estratégia de ensino Aprendiza-gem Baseada em Problemas (ABP), desenvolvemos quatro atividades que visaramcolocar os estudantes em situações de escolha de materiais de uma obra e suas ine-rentes questões éticas. As atividades foram desenvolvidas com Calouros do cursode Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na disciplina de Projeto Integrado I: Interdisciplinaridade. A coleta de dados se deudurante o desenvolvimento das atividades, questionários e entrevistas. Para averi-guar se houve indícios de mudança na visão ética, iremos procurar, nas produçõese entrevistas, os sujeitos morais presentes a fim de vincular os sujeitos às visões éticas definidas no trabalho.
Palavras-Chave: Ética. Educação. CTSA. Educação CTSA.