Título:
O SIGNIFICADO DA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EXPRESSO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PEDAGOGOS
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Helena Libardi - UFLA
Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA
Profa. Dra. Camila da Silva Nunes - UNINA
Data: 22/06/2022
Horário: 14h
Local:
meet.google.com/ubr-sack-nxp
RESUMO: A necessidade de explorar recursos metodológicos e acessíveis para trabalhar com estudantes com deficiência intelectual é assunto que faz parte do contexto escolar e nas últimas décadas vem sofrendo modificações para dar significado em relação à aprendizagem dos conteúdos básicos e socialização do indivíduo a ser incluído. O contexto educacional atual apresenta situações contraditórias acerca da inclusão, ofertando o ensino inclusivo sem que haja suporte necessário para seu atendimento. Nossa dissertação versa sobre a elaboração e execução de uma oficina de adaptação e construção de materiais de conteúdo de matemática, com seis encontros, que proporciona direcionamento e reflexão de um grupo de professores da educação básica formados em Matemática ou Pedagogia em torno das limitações e potencialidades do estudante com deficiência intelectual. Nosso objetivo foi o de “proporcionar a reflexão sobre o ensino inclusivo e despertar nos professores habilidades acerca da adaptação do conteúdo de matemática”. Para tanto, nos empenhamos em responder à seguinte questão direcionadora: Que significação é expressa por professores de Matemática e Pedagogos acerca do ensino inclusivo e à adaptação de materiais e conteúdos para estudantes com Deficiência Intelectual? Nos embasamos na visão teórica de Vigotski, e, assim, fundamentamos nossos objetivos e definimos nossas ações. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos em nossa análise Núcleos de Significação para observarmos os dados coletados das reflexões dos professores em discussões sobre a deficiência intelectual e nos momentos práticos para adaptação de conteúdos de matemática. Desse modo, destacamos a importância da formação continuada do professor, em que as práticas de adaptação e a reflexão sobre a pessoa com deficiência venha fazer parte dessa construção profissional. E pudemos perceber que o contexto de trabalho em que o professor está inserido, bem como as ofertas de espaços formativos tendem a influenciar em suas Significações em relação ao ensino inclusivo e as práticas de adaptações curriculares.
Palavras-Chave: Deficiência Intelectual. Ensino de Matemática. Formação Docente e Inclusão.