Notícias

Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Bruna Maria da Silva - em 30/08/2022

Título:

MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Everaldo Gomes Leandro – IFSP

 

Data: 31/08/2022

Horário: 14h

 

Local:

https://meet.google.com/bgd-fxso-hha

 

RESUMO: Considerando a Matemática como um disciplina temida nos currículos da Educação Básica, marcada ainda por insucessos no processo de ensino e aprendizagem, um dos contribuintes para o agravo deste cenário é a docência que, em suas práticas pedagógica, encontra-se estacionada em metodologias tradicionais de ensino em detrimento às novas e inovadoras, como por exemplo a Modelagem Matemática, pautada na resolução de problemas reais e cotidianos, por meio de modelos permissivos à aplicação e busca de soluções, por meio de um processo dotado de criticidade – e por isso, podendo ser abordada em sua perspectiva sociocrítica. Entretanto, embora caracterizada como uma possibilidade para a docência na reversão deste cenário, vem se transformando em um dos seus principais desafios, principalmente pela recusa em sua adoção ou pelo desconhecimento ou falta de formação continuada. Compreendendo que a falta de formação continuada venha sustentar os demais argumentos para a recusa ou não adoção da metodologia, acredita-se que esta docência possa ter possibilidades de melhorar suas práticas e, consequentemente a qualidade da educação matemática, se inserida em experiências teórico-práticas – ou seja, em ambientes de aprendizagem. O objetivo geral da presente dissertação foi então compreender como a vivência de um ambiente de Modelagem Matemática, por meio de um curso de formação com articulação entre teoria e prática, pode contribuir a perspectiva sociocrítica de docentes que lecionam Matemática na Educação Básica. Este se cumpriu por meio de uma pesquisa caracteriza- qualitativa, por meio de um estudo de caso do tipo ação-colaborativa. Ou seja, promoveu-se um curso de formação continuada sobre Modelagem Matemática para docentes voluntários que, quando submetidos ao mesmo, acordaram em participar com entrevistas, debates e discussões e atividades teórico-práticas durante seis encontros, ocorridos pelo Google Meet, com o auxílio do Google Classroon. Assim, a constituição dos dados da pesquisa se deu junto a oito docentes, sendo possível identificar que as dificuldades e recusas iniciais em relação à metodologia em proposição foram se modificando ao longo dos encontros, sendo que por meio de atividades práticas o quadro foi se revertendo. A docência, ao final do curso, demonstrou-se adepta à Modelagem Matemática, reconhecendo-a como metodologia inovadora capaz de melhorar suas práticas nas salas de aula e a qualidade do ensino, e compreendendo que sua perspectiva sociocrítica vai permitir o protagonismo dos alunos, cabendo-lhes mediar o processo de busca de soluções para os problemas inerentes em seus contextos, aplicando modelos sustentados por conteúdos matemáticos para tanto. Junto à pesquisa desenvolvida, como parte da mesma, um Guia Teórico Formativo sobre a Metodologia da Modelagem Matemática numa Perspectiva Sociocrítica foi disponibilizado como produto educacional, para esta docência multiplicadora que participou do curso, bem como de todas outras em formação inicial ou continuada. Concluiu-se que a oferta de um curso de formação continuada em Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica resume-se em um ambiente de vivência, tanto para identificação dos desafios da docência, quanto para oferta de possibilidades entre a articulação da teoria e prática (aprendizagem) que contribuam para suas práticas pedagógicas da disciplina de Matemática, em salas de aula da Educação Básica.

 

Palavras-Chave: Docência. Educação Matemática Crítica. Formação Continuada. Ambiente de Aprendizagem. Modelagem Matemática.

Notícia cadastrada em: 10/08/2022 18:56
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 22/04/2024 10:49