Título:
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DO TRABALHO REMOTO: REFLEXÕES E DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fabio Marineli – UFLA
Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA
Profa. Dra. Aline Ribeiro Sabino – IFSP
Data: 09/09/2022
Horário: 14h
Local:
https://meet.google.com/cxg-ebqs-twy
RESUMO: Desde 2020, vidas e rotinas sofreram consideráveis transformações devido à Pandemia da Covid-19. Professores, alunos, educação e escola foram especialmente impactados, mas, ao mesmo tempo, atores de destaque neste cenário. Com a deflagração do ensino remoto, docentes e discentes tiveram de aprender e adaptar-se a diferentes metodologias e estratégias de ensino. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende saber como os professores refletem sobre suas experiências vividas durante o período remoto, e consequentemente, quais meios/metodologias eles encontraram para desenvolver a construção do conhecimento dos alunos na pandemia. A partir de entrevistas, buscaremos identificar os tipos de saberes em que professores de Física se apoiaram, uma vez que estão em uma situação completamente diferente do acostumado, bem como entender quais medidas foram tomadas para o desenvolvimento de estratégias didáticas nesse contexto singular. Com base nisso e em referências teóricas é pretendido elaborar como produto educacional, um guia contemplando possíveis estratégias e metodologias, que poderá ser usado por outros professores em atividades remotas, à distância ou presencial.
Palavras-Chave: Saberes Docentes. Ensino remoto. Estratégias de ensino.