Título:
LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NAS TDIC E NAS METODOLOGIAS ATIVAS
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva – UFLA
Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA
Prof. Dr. Thiago Costa Caetano – UNIFEI
Data: 24/10/2022
Horário: 14h
Local:
https://meet.google.com/foc-nkyj-evg?hs=122&authuser=0
RESUMO: Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino/aprendizagem da lei de indução eletromagnética, fundamentada no socioconstrutivismo, utilizando metodologias ativas e TDIC. O trabalho foi motivado pela necessidade, cada vez maior, de promover o desenvolvimento da cultura científica nos estudantes. A sequência foi desenvolvida com duas turmas do 3º EM, de um colégio militar no sul de Minas Gerais. O tema escolhido para as aulas costuma ser cobrado no ENEM e é um conteúdo em que os alunos invariavelmente apresentam dificuldades. A escolha das metodologias atendeu às sugestões e interesses dos próprios alunos, que responderam anonimamente a um questionário. A pesquisa foi de cunho qualitativa, do tipo exploratória, e teve como objetivo, a partir das respostas elaboradas pelos estudantes, verificar a potencialidade das atividades propostas na SD, na promoção do conhecimento. A análise dos dados buscou identificar se as aulas conseguiram promover o desenvolvimento da alfabetização científica e autonomia dos alunos para observar o cotidiano, identificando e sabendo explicar o princípio de funcionamento de diferentes usinas geradoras de energia elétrica, baseadas na indução eletromagnética. Além disso, também se buscou avaliar se a sequência conseguia promover o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas do tipo dos propostos pelo ENEM.
Palavras-Chave: Indução eletromagnética. Socioconstrutivismo. Alfabetização científica. Metodologias ativas. TDIC.