Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Cilken Henri Thomaz Andrade - em 28/02/2023

Título:

INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA

Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA

Profa. Dra. Jacqueline Magalhaes Alves - UFLA

Prof. Dr. Alessandro Damasio Trani Gomes – UFSJ

Data: 28/02/2023

Local:

meet.google.com/unz-pqsb-mzh

RESUMO: O desenvolvimento de nosso trabalho surge em meio ao ensino remoto emergencial devido ao Covid-19. Num momento em que o governo do estado de Minas Gerais implementava nas escolas o Programa de Estudo Tutorado (PET). Considerando o PET como uma proposta tradicional e conteudista, refletimos sobre a possibilidade de desenvolver uma proposta contextualizada e problematizadora, que contribuísse com uma formação mais reflexiva. Assim, foi elaborada uma proposta didática baseada na metodologia de ensino por projetos e desenvolvida com os estudantes de uma escola da rede pública situada no município de Carrancas-MG. A proposta didática teve como objetivo educativo a apropriação de conhecimentos específicos em ciências e o favorecimento de uma Educação Ambiental Crítica. Sendo o nosso problema de investigação verificar se conseguimos promover/propor uma proposta que contemple a Educação Ambiental numa perspectiva crítica, tendo como objetivo de pesquisa identificar as concepções de Educação Ambiental presentes ao longo do desenvolvimento da proposta. Tivemos como instrumento de análise de dados o relato de experiência, ilustrado pelas atividades realizadas pelos estudantes, a partir do qual são destacadas as dimensões de análise: ser humano e ambiente; política; ciência e tecnologia e valores éticos, como categorias pré-estabelecidas, e na sequência a identificação das concepções de Educação Ambiental como conservadora, pragmática ou crítica. O desenvolvimento da proposta se mostrou bastante promissora no favorecimento de uma Educação Ambiental Crítica. Não só identificamos mudanças de concepções, partindo de uma concepção mais conservadora para uma mais crítica, mas verificamos que dimensões de análise antes inexistentes nas discussões foram se fazendo presente ao longo do desenvolvimento da proposta. Cabe destacar que os resultados alcançados são frutos da mediação estabelecida e pautada na intencionalidade e reconhecimento de aspectos de uma formação crítica.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Ensino por Projetos. Educação Ambiental. Relato de Experiência. Pandemia.

Notícia cadastrada em: 09/02/2023 17:28
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/04/2024 19:41