Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Cláudia Alessandra dos Santos - em 08/03/2023

Título:

A GEOMETRIA DOS TECIDOS AFRICANOS: PERSPECTIVAS A PARTIR DA LEI 10.639/03

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA

Profa. Dra. Ellen de Lima Souza – UNIFESP

Data: 08/03/2023

Horário: 14h

Local:

RESUMO: A discussão sobre a disseminação da história da cultura afro-brasileira e cultura africana de maneira a valorizar a contribuição que trouxeram para o nosso país não é uma novidade no nosso sistema educacional. A luta travada pelos movimentos negros e ativistas que culminou na Lei 10.639 em 2003 vem sendo pauta de várias ações para que ela seja realmente aplicada em sua integralidade. Porém analisando o processo de implantação nas escolas, pode-se perceber que tem como pressuposto a mobilização de toda equipe escolar para um novo olhar frente às diferenças que mesmo de maneira sutil ainda permaneça, elegendo-as como um valor a ser assumido por toda equipe pedagógica, partindo do pressuposto de que a principal característica do ser humano é a pluralidade. A principal característica dessa dinâmica é que a diferença seja vista dentro de cada singularidade e respeito, de modo que o aluno seja compreendido como ser único, singular e social com direitos igualmente protegidos pela constituição independentemente de sua etnia. O objetivo desse trabalho é analisar as dificuldades encontradas pelos professores no processo de cumprir a obrigatoriedade da lei com os aportes teóricos e materiais disponíveis atualmente, pois as formações disponíveis em sua grande maioria não tratam dessa temática e em conjunto a partir das oficinas criar atividades para trabalhar a temática na sala de aula na disciplina de Geometria tendo como aporte os tecidos africanos. Nessa perspectiva, busca-se responder à questão de investigação: “Que possibilidades um curso de formação continuada na perspectiva étnico racial, pode trazer para a efetivação da Lei 10.639/03, nas aulas de Geometria?” A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir das transcrições das Oficinas e um questionário. A análise dos dados está sendo inspirada na Análise de Conteúdo. É possível afirmar que alguns professores se encontram orientados frente a obrigatoriedade da aplicação da lei e suas perspectivas, mas pode-se também perceber a necessidade de atividades, cursos e ações voltados especificamente para a temática, pois durante toda a pesquisa os participantes foram muito receptivos e fizeram levantamentos e sugestões para trabalhar nas salas de aula.

Palavras-Chave: Cultura Africana. Educação Matemática. Formação. Geometria. Tecidos.

Notícia cadastrada em: 28/02/2023 19:57
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/03/2024 10:35