Mestrando(a):
Anderson dos Santos Somorinha
Título:
A UTILIZAÇÃO DE TDIC NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva – UFLA
Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA
Profa. Dra. Nilma Soares da Silva – UFMG
Data: 17/08/2023
Horário: 13:30
Local:
Acesso pelo QR Code
meet.google.com/qrs-xhqd-eas
RESUMO: O presente trabalho nasceu da observação, durante a pandemia de COVID-19, de um cenário onde o uso de tecnologias como recurso didático passou a ser necessário no contexto educacional para a viabilização do ensino remoto. Diante disso, buscou-se investigar como os professores de Ciências da Natureza se relacionam com o uso de TDIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e como essa relação influencia na construção da identidade docente (a qual em constante reflexão e atualização) desses profissionais. Para tal, buscou-se observar os diversos fatores que contribuem para esta relação: formação inicial, exercício profissional, bem como a própria reflexão da prática docente dos participantes. Os sujeitos envolvidos nesta investigação são professores da rede pública de ensino, que ministram disciplinas da área de Ciências da Natureza da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) na cidade de Barbacena, Minas Gerais, que responderam a um questionário online acerca dos temas propostos pelo trabalho. As análises iniciais apontam alguns indicadores importantes como, por exemplo, a divergência de visões acerca do uso de TDIC, que podem ser relacionados à formação inicial e ao tempo de experiência em sala de aula.
Palavras-Chave: Identidade Docente. Desenvolvimento Profissional Docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.