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Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Marluce Rose Caovila - em 22/09/2023

Mestrando:

Marluce Rose Caovila

 

Título:

O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO DE LIMITE EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Prof. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA

Prof. Dra. Maria do Carmo Sousa – UFSCar

 

 

Data: 22/09/2023

Horário: 14h

 

Local:

https://meet.google.com/wyd-febx-roe

 

RESUMO: O objeto de investigação nesta atividade de pesquisa é composto pelo conjunto das significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Formulou-se assim a seguinte questão orientadora para a esta pesquisa: Que elaborações conceituais estudantes do ensino superior produzem a respeito do conceito de Limite em situações desencadeadoras de aprendizagem? O objetivo geral é analisar as significações produzidas em SDA do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Como objetivos específicos buscou-se: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitaram um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel dos elementos de mediação (signos e instrumentos) na elaboração de conceitos matemáticos. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do interior de Minas Gerais. A análise de dados foi por meio de Núcleos de Significação, apresentados em forma de questões. O primeiro núcleo, “Que elaborações conceituais foram construídas?”, aborda dois grupos de indicadores: Nexos Conceituais e Intervenção Pedagógica e Mediação. E o segundo núcleo elencado foi “Que implicações a Atividade de Ensino trouxe para a Atividade de Estudos?”, compreendendo, também, dois grupos de indicadores: Ações/Atitudes frente ao objeto da Atividade e Desejo/ Necessidades. A escolha dos núcleos foi visando uma integração entre eles que possibilite a compreensão do todo. Por meio dos dados apresentados na pesquisa foi possível observar que o pensamento teórico, acerca do conceito de Limite, está na iminência de acontecer. As significações desencadeadas na pesquisa demonstram que a atividade de ensino exerceu influência na atividade de estudo, seja gerando necessidades, seja despertando o desejo, provocando situações que suscitaram a atividade dos sujeitos, o que possibilitou uma certa apropriação do conceito.

  

Palavras-Chave: Educação Matemática. Cálculo I. Lógico-histórico. Teoria Histórico-Cultural. Conceito de Limite.

Notícia cadastrada em: 10/09/2023 20:59
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