Mestrando(a):
Ana Flavia Silva
Título:
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA
Profa. Dra. Fernanda Barbosa Ferrari – UFLA
Profa. Dra. Adriana Aparecida Molina Gomes – UFMS
Data: 30/11/2023
Horário: 14h
Local:
Anfiteatro 2 do ICET/UFLA
RESUMO: A presente pesquisa é de abordagem qualitativa. Como objetivo geral procura-se investigar as significações produzidas, por estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lavras-MG, quando inseridos em uma prática problematizadora de ensino e aprendizagem sobre o Sistema Monetário Brasileiro, em contextos de Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica. Como objetivos específicos busca-se: compreender o movimento e os processos de produção de significados sobre o sistema monetário brasileiro e identificar os argumentos e as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas. Ressalta-se que a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são características básicas no desenvolvimento desse tipo de pesquisa, sendo que a pesquisadora teve contato direto com o ambiente e o objeto de estudo. A produção dos dados ocorreu no mês de outubro de 2023, a partir do desenvolvimento de uma unidade didática com uma turma de 25 estudantes. Na produção de dados foram utilizados áudio e vídeo gravações, produções escritas dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. A análise dos indícios do movimento de significações dos estudantes apoia-se na perspectiva histórico-cultural.
Palavras-Chave: Sistema Monetário Brasileiro. Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Resolução de problemas.