Mestrando(a):
Karina Silva D'aquila
Título:
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO CAMINHO PARA DEBATER A JUSTIÇA SOCIAL EM UM SISTEMA PRISIONAL DE ENSINO
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA
Profa. Dra. Cíntia da Silva – IFSM
Data: 20/12/2023
Horário: 14h
Local:
Acesso pelo QR Code
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a viabilidade de inserir, via modelagem matemática, a temática de Justiça Social com estudantes situados na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC. A pesquisa se enquadra numa abordagem de cunho qualitativo, em que os dados foram constituídos a partir das aulas de Matemática desenvolvidas pela professora pesquisadora, primeira autora deste resumo. Os participantes da pesquisa são ‘recuperandos’ situados nesta associação, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos. Os passos metodológicos da Modelagem Matemática está de acordo com a de Burak (1992) que consiste em: 1) escolha do tema; 2) pesquisa exploratória; 3) levantamento do(s) problema(s); 4) resolução do(s) problema(s) e desenvolvimento do conceito matemático no contexto do tema; 5) análise crítica da(s) resolução(ões). Como primeiros resultados, constatamos a surpresa inicial dos estudantes em trabalhar tais temas em aulas de matemática e na sequência o interesse e envolvimento nos processos investigativos e na liberdade de escolha dos temas de interesse, a destacar a “redistribuição de verbas na ressocialização de ex-presidiários” e “a falta de oportunidades de emprego para ex- presidiários”, apontando para discussões voltadas ao futuro. Também merece destaque o uso da probabilidade nas análises e resoluções apresentadas pelos estudantes aos problemas considerados, tema desenvolvido durante o ano letivo. Sendo assim, verificamos a viabilidade da proposta. A análise está sendo conduzida sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, seguindo a abordagem de Skovsmose.
Palavras-Chave: Educação Matemática Crítica. Modelagem Matemática. Justiça Social.