Aprendizagem em Comunidade: Destaques da 3ª Semana de Integração e Socialização Acadêmica

Por: Carolina Oliveira

No último sábado, 23 de março, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) realizou a 3ª Semana de Integração e Socialização Acadêmica, um evento vital para a comunidade acadêmica.

No início do evento, o Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade, coordenador e presidente do PPGECEM, e a Profa. Dra. Marianna Meirelles Junqueira, Coordenadora Adjunta, apresentaram no programa que oferece um curso de mestrado profissional, as disciplinas e os professores e orientadores.

O evento também contou com a participação do Prof. Dr. João Domingos Scalon, Diretor do ICET/UFLA, e do Prof. Dr. Teodorico de Castro Ramalho, Diretor do ICN/UFLA.

A 3ª Semana de Integração e Socialização Acadêmica teve como objetivo primordial fomentar a interação entre alunos e professores, proporcionando um ambiente propício para o estabelecimento de laços e o compartilhamento de experiências. Tanto os veteranos quanto os novatos tiveram a oportunidade de se conhecer e trocar saberes, enriquecendo sobremaneira a experiência de todos.

Para Washington Régis Barbosa, professor de Educação Básica na rede Estadual e Privada de Lavras, e agora aluno no PPGECEM, participar do evento foi uma experiência singular, marcada por uma calorosa e acolhedora recepção. "Me sentir parte integrante e acolhido foi e continua sendo gratificante", afirma. Barbosa destaca também que o compromisso da UFLA e do PPGECEM com a excelência no ensino, o diálogo e a troca de experiências, focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, foi o que o motivou a buscar uma vaga no programa.

Além das atividades de integração, os participantes assistiram à palestra "Um olhar para os aspectos afetivos na formação continuada de professores", ministrada pela Profa. Ma. Débora Elisa Souza, da Associação Mineira de Psicanálise Contemporânea (AMPC). A palestra proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância dos aspectos afetivos na formação dos professores, agregando um valor significativo à jornada acadêmica e profissional dos presentes.

Débora expressa sua satisfação ao observar como os professores estavam abertos ao novo e como a discussão sobre a experiência da sala de aula os impactava. "É genuinamente encorajador ver espaços comprometidos com uma formação continuada, oferecendo oportunidades para reflexão crítica, implicação pessoal e profissional, além da construção e desconstrução de conhecimentos, crenças e pensamentos sobre a docência", destaca.

A equipe do programa agradece a todos que participaram deste evento significativo para nossa comunidade acadêmica. Seja você um veterano ou um novato, sua presença e participação foi de grande importância. "Desejo boas-vindas e sucesso aos novos integrantes que ingressaram em 2024. Que este seja o início de uma jornada repleta de aprendizado, crescimento e realizações. Estamos juntos nessa caminhada", relata José Antônio Araújo Andrade, coordenador e presidente do PPGECEM.

SISA 1

SISA 2

Notícia cadastrada em: 26/03/2024 22:30
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 05:05