Banca de DEFESA: WILDNEY ALVES DE ALMEIDA

DISCENTE: WILDNEY ALVES DE ALMEIDA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: remoto

DIAGNÓSTICO DE UMA ÁREA DE PASTAGENS BRACHIÁRIA DECUMBENS NA INTEGRAÇÃO-PECUÁRIA-FLORESTA EM RELAÇÃO COM UMA ÁREA DE PASTAGENS CONVÊNCIONAL, NO PROJETO DE ASSENTAMENTO ELDORADO,  MUNICÍPIO DE SIDROLÂNDIA MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

Brachiaria decumbens, pastagens, sustentabilidade

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Avaliação, Produção e Conservação de Forragens

As formas de manejo empregadas sob o solo geram modificações em seus atributos físicos, químicos e biológicos, tornando acentuada a perda da qualidade e prejudicando a sustentabilidade ambiental e econômica da atividade agrícola. O elevado índice de degradação dos solos tem induzido a adoção de práticas de manejo mais sustentáveis, as quais oportunizem aliar a produção agropecuária a preservação do solo, da água e da biodiversidade. A diversificação do que se tem produzido sob sistemas integrados, resultam em um sinergismo entre os componentes florestal, pecuário e agrícola. Deste modo, é potencializado o uso da terra, minimizando a necessidade de abertura de novas áreas de cultivo. E ainda, há uma elevação da biodiversidade local, que impede organismos antagônicos à produção agrícola, pecuária e florestal, como pragas e doenças. O sistema de pastejo IPF Integração Pecuária e Floresta apresenta melhores condições em produtividade de massa de forragem de Brachiaria decumbens e fertilidade do solo que um sistema de pastejo convencional. A baixa adoção de sistemas integrados no Projeto de Assentamento Eldorado, Estância Limoeiro, Município de Sidrolândia Mato Grosso Do Sul – Brasil está relacionado principalmente a falta de informação sobre a técnica, recursos e benefícios do sistema. O obejtivo deste estudo é comparar a as características de pastagem e solo em um sistema de pastejo Integração Pecuária e Floresta (IPF) e no sistema de pastejo convencional e identificar as barreiras para adotar sistemas de ILPF em área de assentamento, fazendo um diagnóstico de uma área já implantada destacando os principais desafios enfrentados.

Externo à Instituição - OZANA DE FÁTIMA ZACARONI - UFG (Suplente)
Externo à Instituição - MIRLAINE ROTOLY DE FREITAS - CLL (Membro)
Interno - MARCIO ANDRE STEFANELLI LARA (Membro)
Interno - ERICK DARLISSON BATISTA (Suplente)