Notícias

Banca de DEFESA: MARIANA RESENDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA RESENDE
DATA: 23/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

Índices de qualidade de ajuste de modelos estruturais corrigidos por repetições nas variáveis observadas com aplicação em análise sensorial de cafés.


PALAVRAS-CHAVES:

simulação, outliers, GFI, AGFI, sabor, acidez.


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Probabilidade e Estatística Aplicadas
RESUMO:

A Modelagem de Equações Estruturais (MEE) é uma técnica multivariada que permite o estudo de diversas relações simultaneamente, inclusive envolvendo variáveis não observáveis. Em geral a qualidade de ajuste de um modelo de equações estruturais é verificada por diversos índices, nos quais, em síntese, avaliam a correspondência entre a matriz de covariância amostral e a covariância implícita pelo modelo que represente apropriadamente as inter-relações entre os indicadores envolvidos no estudo, porém em nenhum deles a repetição entre as variáveis observadas são consideradas. Com essa motivação esse trabalho tem por objetivo propor a correção em índices GFI e AGFI considerando repetições nas variáveis observadas e aplicação a analise sensorial de cafés. A validação foi feita por simulação Monte Carlo em diversos cenários representados por diferentes números de repetições, graus de heterogeneidade e quantidades de outliers geradas por distribuições com desvios de simetria e excesso de curtose. O estudo de simulação mostrou que aprimoramento dos índices de validade de ajuste GFI e AGFI foi promissor, uma vez que, apresentou propriedades de robustez em relação a presença de outliers e mostrou evidências de diagnóstico de um modelo com bom e ruim ajuste, mediante aos graus de heterogeneidade impostos entre as matrizes de covariâncias amostral e hipotetizada pelo modelo. Em relação ao estudo de cafés especiais, dado o modelo proposto, as informações representadas nas variáveis latentes produção e variações ambientais de fato influenciam na percepção sensorial para os cafés produzidos na região da Serra da Mantiqueira e o aprimoramento dos índices, apresentou melhorias em validação do modelo, dado a inclusão das repetições das variáveis observadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCELO ANGELO CIRILLO (Membro)
Interno - JOEL AUGUSTO MUNIZ (Suplente)
Interno - RENATO RIBEIRO DE LIMA (Membro)
Externo ao Programa - EVELISE ROMAN CORBALAN GOIS FREIRE - DMM/ICET (Membro)
Externo à Instituição - EDUARDO YOSHIO NAKANO - USP (Suplente)
Externo à Instituição - GILBERTO RODRIGUES LISKA - UFSCAR (Membro)
Externo à Instituição - LUCIA PEREIRA BARROSO - USP (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 14:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 05/05/2024 14:59