Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA HOYOS BENJUMEA

DISCENTE: DANIELA HOYOS BENJUMEA
DATA: 24/06/2022
LOCAL: Anfiteatro DEN

REVISÃO TAXONÔMICA DOS GÊNEROS WHITEHEADANA PERRAULT, 1994, MESUS CHEVROLAT, 1858 E STRATIOTES PUTZEYS, 1846 (COLEOPTERA: CARABIDAE: SCARITINAE: CLIVININI) DA AMÉRICA DO SUL

Clivinina, Forcipatorina, Carabídeos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os estudos taxonômicos da tribo Clivinini (Coleoptera: Scaritinae) são escassos para a região Neotropical. No caso dos gêneros Whiteheadana, Mesus e Stratiotes, apenas se conhece o estudo realizado por Perrault no século passado, quem contribuiu para o conhecimento sistemático das subtribos Clivinina e Forcipatorina. Atualmente, existem vários exemplares pertencentes a esses gêneros que carecem de uma identidade específica devido à falta de revisões taxonômicas para a região Neotropical, além das lacunas nos dados sobre a distribuição das espécies. Sem dúvida, a ausência dessas informações limita o conhecimento para o uso dessas espécies nas diferentes ciências aplicadas. Daí a importância de realizar uma revisão taxonômica dos gêneros Whiteheadana, Mesus e Stratiotes (Coleoptera: Carabidae: Scaritinae: Clivinini) com foco na América do Sul. Os exemplares a serem examinados são procedentes de museus e coleções entomológicas lotadas em instituições de ensino superior. Para o estudo da morfologia externa dos exemplares será realizada morfometria linear de 15 medidas do corpo a partir das fotografias das estruturas. A partir destes dados, se estabelecerão os caracteres que diferenciarão cada uma das espécies e assim poder definir os epítetos específicos dentro destes gêneros. Uma vez estabelecidas as morfoespecies, as novas espécies encontradas serão descritas, espécies já determinadas anteriormente serão redescritas e os gêneros revisados.  Estas informações possibilitarão a elaboração de uma chave dicotômica, e com a informação encontrada nos indivíduos examinados das diferentes coleções, serão elaborados mapas com a distribuição geográfica das espécies de gêneros Whiteheadana, Mesus e Stratiotes.

Interno - BRIGIDA DE SOUZA (Suplente)
Externo ao Programa - DANILO CESAR AMENT - DBI/ICN (Membro)
Interno - JULIO NEIL CASSA LOUZADA (Membro)
Presidente - LETICIA MARIA VIEIRA (Membro)